Investimentos Sociais

A atuação da UHE Risoleta Neves na região envolve diversas iniciativas de desenvolvimento econômico e social das comunidades de relacionamento do empreendimento. Todos os projetos foram desenvolvidos com base no diálogo e escuta da comunidade, tornando o processo participativo, focando no que a comunidade precisa para o seu desenvolvimento nas áreas de saúde, educação, cultura, infraestrutura e meio ambiente.

Como exemplos, pode-se citar projetos como as oficinas de Ritmos e Idosos, o grupo jovem #Tiusk, o Cine Soberbo, o Ciclo de Palestras, ações de relacionamento com a comunidade e apoio à Coopsoberbo. Conheça um pouco mais sobre cada projeto:

Oficina de Ritmos

A oficina surgiu a partir de uma demanda da comunidade em busca de atividades físicas. Daí surgiu o grupo “Só Ritmos” com cerca de 20 moradores que através da dança, conceitos como disciplina e trabalho em grupo são desenvolvidos. Além disso, a oficina contribui com a qualidade de vida dos participantes.

Oficina de Idosos

A oficina com os idosos busca resgatar e valorizar o papel social do idoso, seus saberes, experiências e vivências através de ações que contribuam para a sua melhoria da qualidade de vida.

#Tiusk

_MG_0488Por meio de uma oficina de foto e vídeo, um grupo de crianças e jovens da comunidade de Nova Soberbo se reuniu para continuar desenvolvendo sua criatividade. Assim surge o #Tiusk formado por cerca de 15 participantes que se reúnem para desenvolver atividades e dinâmicas que estimulem o desenvolvimento humano, a consolidação de valores e sentimentos e senso de comunidade.

Cine Especial

_MG_0569Por meio de estímulo à cultura, o Cine Especial consiste em sessões de cinema mensais, com filmes de indicação livre a partir da sugestão da própria comunidade. Além de acesso a sétima arte, busca-se incentivar o acesso à cultura, a relação interpessoal além de, favorecer que a população utilize os espaços públicos da comunidade.

Ações de Relacionamento

_MG_0419Buscando interagir com a comunidade e estreitar o diálogo e o relacionamento com as comunidades, a UHE Risoleta Neves desenvolve diversas ações como o Dia das Crianças, Feiras Culturais, dentre outros momentos, que contam com a parceria de voluntários da comunidade que ajudam na concepção e desenvolvimento de cada ação.

Ciclo de Palestras

Através de uma conversa descontraída e rica em informações, as comunidades de relacionamento da UHE Risoleta Neves podem esclarecer dúvidas, se informar e trocar ideias com diversos parceiros através do Ciclo de Palestras. Informações relevantes e sugeridas pelos próprios moradores são apresentadas e esclarecidas por meio desses encontros.

Relacionamento com a comunidade

DSC_0228A UHE Risoleta Neves desenvolve sua política de relacionamento com a comunidade pautada em ações sólidas que trabalham valores como a corresponsabilidade, a participação conjunta e o cumprimento dos acordos tratados.

Por meio de uma ação estruturada, baseada no diálogo, na comunicação face a face e no acompanhamento familiar, a equipe da UHE Risoleta Neves constrói um trabalho organizado, com base nas tratativas realizadas junto aos moradores de cada comunidade como Nova Soberbo, Sete Quedas e Marimbondo.